4 pilares da educação : a síntese pedagógica

4 pilares da educação

Os 4 pilares da educação surgiram no ano de 2008 no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI indicados pelo ex-presidente da Comissão Europeia Jaques Delors.

Com os novos meios de comunicação e o avanço da tecnologia, surgiu a preocupação com a navegação dos indivíduos por esse mar de informação. A educação no século XXI tem o dever de fornecer mapas para os educandos desenvolverem-se individualmente e coletivamente.






Quatro Pilares da Educação

O UNESCO propôs 4 pilares da educação, como forma de organizar os aprendizados fundamentais para edificar o conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer; aprender a viver junto; aprender a ser.

Essa proposta teve aceitação global. Vamos explanar cada área do aprendizado:

Aprender a ser

Esse pilar indica a necessidade de capacitar o indivíduo para que ele tenha pensamento autônomo e crítico. Seja capaz de agir com criatividade, use a imaginação nos afazeres e tenha iniciativa que é primordial para o despertar de novos interesses e em virtude disso a colaboração com a sociedade. Não bastar ter responsabilidade pessoal, ela deve transbordar e atingir os que nos cercam. O papel da escola é tornar seus alunos críticos e inteligentes para capacitá-los a enfrentar os obstáculos que a vida irá dispor sobre seus caminhos.

Aprender a conhecer

Esse pilar diz respeito a capacidade do ser humano adquirir conhecimento. O homem é por essência um ser preparado para aprendizagem. Ele não consegue dominar todas as vertentes do conhecimento, mas é capaz possuir uma cartografia do saber, ou seja, não preciso saber e conhecer tudo, mas devo estar preparado para encontrar e me instruir sobre o conhecimento necessário.

Aprender a fazer

Esse pilar indica a necessidade de capacitar o indivíduo para que seja capaz de enfrentar inumerosas situações com interdependência. Conhecer e fazer são pilares indissociáveis. O indivíduo precisa ser capaz de colocar todas as instruções teóricas em prática, sendo capaz de comunicar, gerir, representar um papel em equipe, tendo iniciativa, flexibilidade, humildade e espírito de colaboração.

Aprender a viver junto

Também chamado de aprender a conviver, esse pilar aponta a necessidade da instrução do indivíduo para que ele seja capaz de viver em meio à diferença. Aprender a conviver é respeitar o pluralismo e agir com fraternidade, reconhecendo a individualidade de cada um e entendendo que em meio a diferenças e semelhanças somos seres interdependentes.




Os quatro pilares da educação Rubem Alves

Após a publicação dos quatro pilares de uma educação para o século XXI, sugeridos pelo ex-presidente da Comissão Europeia Jaques Delors no seu famoso relatório, Rubem Alves em 1 livro e 4 DVDs,  fez uma abordagem sobre os temas de forma clara e crítica. Confira os trailers dos 4 DVDS (um sobre cada pilar):

Educação um tesouro a descobrir

O livro Educação um tesouro a descobrir é de autoria do ex-presidente da Comissão Europeia Jaques Delors. Publicado pelo Setor de Educação da Representação da UNESCO no Brasil com o intuito de promover o estimulo a educação de qualidade para todos os brasileiros. Você pode adquirir o Livro impresso pela Lojas Americanas ou a versão digital.




4 pilares da educação aprender a ser

Veja a lista com todos os pilares da educação.

Quatro pilares da educação definidos pela Unesco

Consulte aqui a lista com os 4 pilares da educação definidos pela Unesco.

Pilares da educação infantil

Se desejar mais detalhes sobre os 4 pilares da educação infantil, consulte na integra o relatório da UNESCO onde foram propostos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *