A inteligência artificial ameaça a profissão de psicólogo?

Inteligência Artificial

Com o avanço das pesquisas na área de Inteligência Artificial diversas publicações estão surgindo com profissões que, em 20 anos, dificilmente continuaram a existir. Algumas carreiras estão fora da lista de automação dos sistemas de informática e robôs. A profissão de psicólogo é uma delas. Veja o porquê:

Segundo o recente relatório  The New Work Order 60% dos jovens estão entrando no mercado de trabalho com profissões que serão ocupadas por sistemas e robôs nos próximos 20 anos.

A profissão de psicólogo, em decorrência a complexidade de análise e a natural função de ajudar na saúde de seres humanos, está entre as que tem menos possibilidade de automação, estimada em 0,5%.

As profissões com maiores riscos de serem extintas estão relacionadas a manipulação de objetos e trabalhos manuais.

Para o autor do livro Rise of the Robots (“Ascensão dos Robôs”, em português), o mundo está se aproximando de um colapso financeiro e desemprego em massa, caso não sejam implementadas mudanças radicais, como a garantia de um salário mínimo para todos.

Em 2016, a Foxconn, maior fabricante IPhones na China substituiu  cerca de 60.000 funcionários por robôs em uma de suas fábrica.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *